Voltar

Como se tornar Tech Recruiter

Categoria: Tech Recruiter

6 minutos de leitura

Em um mercado de trabalho no qual a transformação digital dita as regras, uma figura se destaca: a da pessoa Tech Recruiter. É ela que chama a atenção de pessoas candidatas e encontra o perfil exato para a vaga de uma empresa. 

Qual o papel de uma pessoa especialista em recrutamento em TI?

Embora venham ocorrendo mudanças na dinâmica de contratação de empresas para as áreas de TI, é fato que ainda existam lacunas. Isto é, mais vagas do que pessoas desenvolvedoras disponíveis. Assim sendo, elas continuarão a ser bastante disputadas.    E caberá a tech recruiters encontrar e contratar talentos da área de tecnologia, sempre de acordo com demandas específicas da empresa. Lembrando que essas demandas podem ser bastante complexas.

Qual a diferença de papéis entre Tech Recruiters e outras pessoas recrutadoras?

Em uma palavra: especialização. As vagas de tecnologia possuem muitas especificidades, e, ainda que com frequência as pessoas recrutadoras generalistas acabam assumindo essas contratações, elas possuem menos expertise para tal.   Conduzir de forma eficiente os processos de tech exige conhecimentos específicos. E é aí que entram os profissionais de RH especializados na área de TI, ou Tech Recruiters.   Lembrando que Tech Recruiters não precisam dominar as linguagens de programação ou de desenvolvimento de softwares. Não precisam ser fluentes nesses idiomas, por assim dizer. Mas é indispensável que ao menos falem um pouquinho deles, para que possam se entender tanto com as pessoas que recrutam quanto com as que se candidatam. 

Virando Tech Recruiter: estudo, estudo e mais estudo

O mercado de tecnologia pode ser sedutor. Muita gente se encanta com as possibilidades de progredir rápido na carreira, de ser disputado pelas empresas, de trabalhar fora do país…    Mas a realidade é que a formação em tecnologia envolve muito, muito estudo. E em Tech Recruiting, não é diferente. Por exemplo, é preciso seguir de perto a evolução dos sistemas de software, e entender como isso cria novas funções dentro das empresas.    Agora, como se tornar um Tech Recruiter? A graduação exigida é a mesma dos profissionais de Recursos Humanos. Por exemplo, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos, Administração… E se você já é profissional de RH, pode se especializar na área por meio de cursos – existem desde formações livres a cursos promovidos por quem já é sênior na área. Você também pode realizar um estudo autoguiado; aliás, uma boa dica para para esse caminho de especialização é: converse com os times de engenharia de software ou de TI da sua empresa.   Outro ponto fundamental são as softs skills. A pessoa Tech Recruiter deve ser hábil na comunicação, na gestão do tempo e na capacidade de negociação – tanto com as pessoas candidatas, quanto com o time que está demandando a vaga   Vale lembrar, ainda, que não existe um consenso acerca de como se tornar um tech recruiter. Em algumas empresas, uma vivência anterior será suficiente. Para outras, pode haver necessidade de conhecimentos mais específicos.    Mas não importa o caminho que você quiser seguir. Tenha em mente que o estudo – seja ele feito por conta própria ou em uma instituição – sempre deverá ser uma constante. Afinal, o universo de tecnologia é bastante dinâmico e as pessoas tech recruiters precisam se atualizar.

Onde encontrar vagas de Tech Recruiting?

Você pode procurar por vagas nessa área nos canais de recrutamento tech ou nas agências convencionais de emprego. Além disso, é importante estar sempre de olho nas comunidades de tech recruiter nas redes sociais. E não se esqueça de manter um perfil ativo no LinkedIn.   Outra dica é participar de meetups, feiras e palestras sobre a contratação de desenvolvedores e outros talentos tech para aumentar a sua rede de contatos.

Como é o dia a dia de uma pessoa Tech Recruiter?

A rotina de trabalho varia de acordo com o tipo de serviço prestado. Porque Tech Recruiters podem tanto prestar consultoria às empresas de forma autônoma, como trabalhar em empresas e agências de recrutamento. Seja como for, os principais desafios da área são:   
  • Traçar o perfil de cada vaga
  • Elaborar o job description – confira este arquivo com um passo a passo
  • Atrair pessoas candidatas em eventos e redes sociais
  • Buscar indicações dentro da comunidade de profissionais de TI. 
  Em linhas gerais, a pessoa Tech Recruiter exerce o papel de Headhunter, realizando a busca ativa de perfis e/ou atuando no fluxo de recrutamento.

A visão do lince

Uma dica de ouro de como se tornar Tech Recruiter: parte do processo envolve você adquirir “olhos de lince”, sempre focados no mercado. Os linces são felinos de visão extraordinária graças a seus olhos refletores. Quando caçam, parecem enxergar o que outros animais não veem. Com isso, encontram – e capturam – exatamente o que procuram.   Não por acaso, o termo hunting (em tradução livre, “caça”) acaba sendo bastante usado no mercado de tecnologia. Neste caso, ter olhos de lince implica atenção total nas tendências de tecnologia e nos movimentos do mercado para você estar mais preparada para acertar na contratação.

Bora recrutar?

Resumindo, a pessoa tech recruiter é quem dá os primeiros passos na formação de um time de tecnologia vencedor dentro das empresas. É quem está em contato com lideranças para entender as demandas exatas e ir em busca de perfis que as atendam. Não é pouca coisa.   Tanto que outro dado revela a importância da área: de acordo com uma pesquisa do US Bureau of Labor Statistics, que faz projeções do mercado de trabalho nos EUA, a procura por tech recruiters no país deve crescer 8% até o ano de 2031. O Brasil deve seguir essa tendência.   Então, se você quer seguir por esse caminho, a hora é agora. Esperamos que essas dicas te aproximem do seu objetivo. E conte sempre com a Trybe para facilitar a busca por talentos em tecnologia.  

Tópicos do conteúdo

  • Qual o papel de uma pessoa especialista em recrutamento em TI?
  • Qual a diferença de papéis entre Tech Recruiters e outras pessoas recrutadoras?
  • Virando Tech Recruiter: estudo, estudo e mais estudo
  • Onde encontrar vagas de Tech Recruiting?
  • Como é o dia a dia de uma pessoa Tech Recruiter?
  • A visão do lince
  • Bora recrutar?