Voltar

Afinal, o que é squad?

Categoria: Tech Recruiter

8 minutos de leitura

Você já se deparou com o tema o que é squad, seus benefícios e aplicabilidades?

Esse termo, que, em português, significa “esquadrão”, “tropa” ou “pelotão”, tem origem na estratégia militar e se refere a um agrupamento de unidades que podem ter finalidades semelhantes ou diferentes.

No contexto organizacional, os squads são times enxutos e multidisciplinares, geralmente compostos por até oito pessoas, que buscam executar projetos com mais agilidade, flexibilidade e organização.

Em meados dos anos 1970, organizações como Fuji e Toyota já aplicavam esse conceito, que se popularizou mais recentemente, após ser adotado por empresas como o Spotify e Nubank.

 

Neste artigo, explicamos o que é squad, qual é sua importância e como implementá-lo. Aqui, você verá:

  • O que é squad?
  • Origem dos squads
  • Quais os principais benefícios da metodologia
  • Chapters, tribes e guilds: estruturas importantes para o alinhamento dos squads
  • Ritos comuns em squads 
  • Como implementar um squad em sua empresa
  • Conclusão

 

Boa leitura!

O que é squad?

Squad é um time multidisciplinar que tem o desafio de resolver problemas específicos em um projeto. Geralmente, um squad é formado por um número reduzido de pessoas de diferentes áreas de atuação, com autonomia em suas decisões.

Os membros de um squad devem atuar baseados em um objetivo em comum e usar suas respectivas expertises para colaborar uns com os outros na busca pelo resultado final do projeto, de maneira ágil.

Origem dos squads

Em 2014, foi veiculado um vídeo chamado Cultura de Engenharia do Spotify — serviço de distribuição de música pela internet, de Henrik Knibert, que popularizou o que viria a ser chamado de “modelo Spotify Squads”.

Inicialmente, como uma organização com poucos colaboradores, o Spotify utilizava framework Scrum em seus processos. Mas com seu crescimento acelerado, essa abordagem se tornou inadequada e deu lugar à metodologia ágil, caracterizada por apresentar equipes auto-organizadas e multidisciplinares, planejamento adaptativo e evolução.

Para isso, o Spotify substituiu o “Scrum master” pela figura do “Agile Coach”, uma liderança responsável por promover a melhoria contínua.

Em seguida, as equipes, que eram chamadas “Times Scrum”, passaram a ser chamadas de squads.

Quais os principais benefícios da metodologia

Agora que você já sabe o que é squad e como esse termo foi popularizado pelo Spotify, conheça seus principais benefícios:


  • Mais autonomia para as equipes

Por se tratar de um modelo de trabalho mais horizontal, que funciona em autogestão, os squads não dependem de lideranças para tomar decisões, o que proporciona mais autonomia para as equipes. E o melhor de tudo é que essa autonomia é traduzida em agilidade.

Além disso, os squads geralmente possuem grande conhecimento sobre o negócio, o que torna suas escolhas mais assertivas.


  • Aumento da produtividade

Com um trabalho executado de forma mais ágil, a produtividade também aumenta, pois, com o tempo que se gastaria esperando aprovações, é possível acelerar o fluxo do projeto ou iniciar outras atividades, de maneira focada e organizada.

 

  • Pessoas mais qualificadas

Outro benefício proporcionado pelos squads é a possibilidade de as pessoas colaboradoras se desenvolverem mais, enquanto atuam de forma independente. Isso porque elas precisam compreender quais processos são necessários para garantir o sucesso do projeto como um todo, tornando-se mais capacitadas.

Além disso, os squads consistem em times multidisciplinares compostos por talentos de diversos setores, com habilidades distintas, o que fortalece a inteligência da equipe.


  • Maior integração entre áreas

Conflitos no ambiente de trabalho podem ser motivados por diferentes fatores, inclusive falhas na comunicação e competição entre profissionais.

Porém, por ser composto de time multidisciplinar que necessita de boa comunicação e colaboração para ser eficiente , o squad proporciona maior integração entre diferentes áreas de uma empresa, reduzindo conflitos entre departamentos, já que as pessoas colaboradoras compartilham um único objetivo e sabem da importância de cada uma para o sucesso das iniciativas. 


  • Mais agilidade para o trabalho

Uma das principais características dos squads é proporcionar agilidade ao trabalho, uma vez que as equipes têm o poder de decisão sobre a execução de produtos e projetos, não precisando passar pelo crivo de um líder centralizador, reduzindo ciclos de feedbacks.


  • Profissionais mais engajados

A autonomia proporcionada pelos squads e a experiência de fazer parte de um grupo multifuncional incentivam o senso de pertencimento das pessoas colaboradoras, estimulando sua motivação e engajamento e impactando em seu desempenho.


  • Aumento da colaboração entre profissionais

Em um squad, toda a equipe tem abertura para opinar nas decisões. Assim, é possível estimular a colaboração entre os membros do time, que possuem habilidades diferentes, porém, complementares e indispensáveis para o sucesso de um empreendimento.

Chapters, tribes e guilds: estruturas importantes para o alinhamento dos squads

Para que o modelo de squads seja bem-sucedido, um dos aspectos fundamentais a serem considerados é a comunicação. Desse modo, existem ainda algumas configurações que podem contribuir para o alinhamento entre o time e os objetivos da empresa. São eles:

  • Chapters

São grupos formados por pessoas colaboradoras do mesmo segmento, que se reúnem conforme a necessidade para se manterem alinhadas entre si.


  • Tribes

Chamamos de tribe, ou tribo, a união de dois ou mais squads, que possuem o mesmo objetivo, a fim de buscar soluções mais eficazes para determinado desafio.

Em um espaço físico, as pessoas se mantêm próximas umas das outras para garantir fluidez na comunicação. No contexto do home office, é possível realizar reuniões semanais.

 

  • Guilds

Os guilds são grupos compostos por pessoas de diferentes áreas, que mantêm proximidade e comunicação com base em interesses e assuntos em comum, trocando aprendizados. Esses encontros permitem promover o clima organizacional e manter as pessoas colaboradoras engajadas.

Ritos comuns em squads

A abordagem de squad, em geral, é dividida em ciclos que podem ter duração de uma semana ou quinze dias, conforme a organização dos projetos e dos times. Cada ciclo tem início com uma reunião de alinhamento e revisão das atividades da equipe.

Confira os ritos e etapas típicas de uma atuação em squad:

  • Planning: trata-se de uma reunião em que é apresentado à equipe o que será feito e qual é o objetivo, além das ferramentas utilizadas para alcançar esse fim.
  • Sprint: reunião realizada para estabelecer as etapas do projeto, definir prioridades, prever demandas e organizar os prazos de entregas.
  • Daily: trata-se de uma reunião rápida realizada diariamente em que cada pessoa colaboradora compartilha o que fez no dia anterior, o que planeja fazer no dia atual e se existe algum desafio para avançar com a tarefa. Sua finalidade é assegurar que nada se perca e que todos se mantenham alinhados sobre o andamento do projeto.
  • Review: ao final de cada sprint é realizada uma reunião com a finalidade de apresentar as atividades executadas durante o período e analisar se está tudo conforme o planejado, identificando pontos a serem melhorados.

Retrospectiva: após a entrega do projeto, a equipe deve se reunir para analisar a qualidade das entregas, avaliar pontos positivos e aspectos a serem melhorados no próximo planejamento e sugerir aperfeiçoamentos nos processos.

Como implementar um squad em sua empresa

A implementação de squads pode variar dependendo da cultura organizacional da empresa e das metodologias de trabalho adotadas pela instituição. 

Porém, existem alguns passos gerais, que podem contribuir com essa implementação. Acompanhe:

  • Defina os objetivos, as metas e os resultados que o squad deve buscar;
  • Monte um time com profissionais que possuam habilidades que se complementem e que sejam cruciais para o alcance dos objetivos do projeto;
  • Defina com nitidez as responsabilidades de cada membro da squad;
  • Escolha uma pessoa para liderar o squad, garantir a boa comunicação entre os membros do time e monitorar a evolução do projeto;
  • Forneça os recursos necessários para que o squad possa atuar com eficácia. Isso pode incluir um ambiente adequado, sistemas de comunicação ou qualquer outra ferramenta que torne o trabalho viável;
  • Realize ritos de squad para gerenciar o trabalho do time;
  • Monitore a evolução do squad e realize ajustes sempre que necessário. Nesse sentido, convém manter abertura aos feedbacks e sugestões de melhorias de todas as pessoas envolvidas no projeto.

Conclusão

Neste artigo, mostramos o que é squad, qual é sua importância e como implementá-lo. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com alguém que atua na área de tecnologia ou é fundador de uma empresa desse segmento.

Tópicos do conteúdo

  • O que é squad?
  • Origem dos squads
  • Quais os principais benefícios da metodologia
  • Chapters, tribes e guilds: estruturas importantes para o alinhamento dos squads
  • Ritos comuns em squads
  • Como implementar um squad em sua empresa
  • Conclusão