Voltar

Como se destacar na carreira de tech recruiter

Categoria: Tech Recruiter

5 minutos de leitura

A profissão tech recruiter é relativamente nova. Ela ganhou destaque com o crescimento das carreiras de tecnologia e com a transformação digital. Se você quer se tornar uma pessoa recrutadora de TI fora da curva este texto pode te ajudar!

Afinal, qual o papel de tech recruiters?

Quem é tech recruiter sabe: as áreas de TI são tão dinâmicas que podem mudar da noite para o dia. Acompanhar essas mudanças requer, ao mesmo tempo, conhecimentos técnicos e soft skills. É preciso não só estar por dentro do que acontece em termos de linguagens de programação, como também saber lidar com as pessoas da área. Combinando essas habilidades, você se destacará em um mercado altamente competitivo.   Lembrando que tech recruiters são responsáveis por encontrar e contratar talentos da área de tecnologia. Isto é, são elas e eles que devem achar o perfil exato para atender a demandas específicas da empresa.   Por isso, nesta área, o termo hunting (caçada) é muito utilizado. A pessoa tech recruiter precisa estar super atenta às tendências de tecnologia e aos movimentos do mercado, e geralmente só tem uma chance de acertar a contratação. Se você se identifica com tudo isso, leia este post para saber como se destacar.

Tech recruiter e o mercado de trabalho

Nos últimos anos, a procura por tech recruiters aumentou exponencialmente. Ainda não temos os dados relativos a 2022, mas, em 2021, uma pesquisa da FGV revela que a antecipação do processo de Transformação Digital no país foi o equivalente ao esperado para o período de um a quatro anos.   O mesmo levantamento mostra que o índice que mede o uso e os gastos e investimentos em TI nas empresas representa 8,7% da receita, e continua crescendo. A expansão foi ainda mais notável em 2021 e 2022, por conta da pandemia, em aspectos como valor, maturidade e importância para os negócios existentes e para viabilizar novos modelos.   “Nos últimos 34 anos, esse índice cresceu 6% ao ano, passando de 1,3% em 1988 para 8,7% em 2021/22. Mesmo assim, existe muito espaço para crescer e chegar nos níveis dos países mais desenvolvidos Fernando Meirelles, professor da FGV e coordenador da pesquisa   Em outras palavras, o mar está para peixe. A importância de tech recruiters cresce na mesma medida em que empresas se digitalizam. 

Tech recruiter: o que não pode faltar para quem quer se destacar

Antes de mais nada, a pessoa tech recruiter precisa estar sempre em linha com a área. Isso implica se atualizar por meio de estudos continuados, trocar ideias com profissionais de tecnologia, entre outras habilidades que listamos abaixo:  
  • Ao buscar ativamente pessoas candidatas, é indispensável a capacidade de analisar com cuidado a trajetória delas. Como seria o fit cultural com a sua empresa? Quais seriam as soft skills? As habilidades fazem sentido para o negócio? Essa análise deve ser feita logo no começo, quando você buscar profissionais em plataformas como LinkedIn ou fóruns. Outro caminho certeiro é participar do Programa de Empresas Parceiras da Trybe.
 
  • Além disso, acertar na divulgação da vaga também é imprescindível. Considere que, ao buscar talentos de TI, sua empresa vai concorrer com outras quatro todos os dias. Então, você precisa acertar no tom da abordagem do processo de recrutamento. A mensagem tem que ser sucinta, mas não impessoal. Descritiva, mas não genérica. Aqui, explicamos como elaborar um job description matador.
 
  • Se o contato deu certo e levou a uma entrevista, o próximo passo é ativar a sensibilidade. Durante a conversa, a pessoa tech recruiter tem que ler as entrelinhas para entender se aquele perfil é o que a empresa de fato precisa. Isto é, foco total no papo – até para manter o engajamento da pessoa entrevistada. E, claro, também é preciso saber vender, porque outras empresas também estarão de olho. 
 
  • Se tudo deu certo e a contratação foi feita, tem início mais uma etapa fundamental do trabalho de tech recruiters: monitorar a trajetória da pessoa na empresa. Ela atendeu a demanda para a qual foi contratada? Confirmou o fit cultural? Conseguiu se desenvolver em relação à experiência anterior?
  Essas respostas permitem saber se sua empresa contratou a pessoa certa para a vaga certa e no momento certo.

Dicas para montar sua rede de contatos

Tech recruiters que se destacam estão cercados de profissionais de qualidade. Sabem fazer o networking, o que facilita o recrutamento mais ágil de profissionais.   Por outro lado, montar uma rede não é fácil, porque escolher alguém implica necessariamente recusar outras pessoas. E frustrações podem impactar não só a sua rede, mas a reputação ou o employer branding da sua empresa.   Alguns cuidados simples ao longo do processo ajudam a afastar esse risco. Para começar, empatia, sempre. Você pode até perceber rápido que uma candidata ou um candidato não atende à vaga, mas precisa seguir interessada e disponível até o final da entrevista. Ao responder, use as palavras com cuidado. Pensando: “se eu fosse a pessoa que não contratarei, como gostaria que falassem comigo?”   Estruturar um processo seletivo que seja ágil e escalável também é fundamental. Isso vai “falar bem” da sua empresa no mercado. Não se esqueça de documentar todas as etapas, porque daí vai resultar uma base de dados que com certeza ajudará a criar a rede de contatos que fará a diferença em contratações no futuro. 

Sênior? Júnior? Com a palavra, as pessoas tech leads

A afinação entre pessoas que demandam a vaga – como lideranças de áreas, gestores, diretores, CTOs – e tech recruiters é outro fator chave para o sucesso na composição de um time de TI. Por isso, se você quer se destacar, precisa sempre ouvir as lideranças da área. É assim que vocês vão alinhar expectativas, principalmente a respeito do tempo de experiência de quem a empresa está buscando.   Por exemplo, se a procura é por profissionais seniores, a pessoa precisa ter passado por desafios mais complexos, principalmente em termos de negócio. Isto é, tech leads esperam que essa pessoa “meta a cara”, vá atrás dos números, demonstre proatividade no dia a dia.   Agora, se a busca for por profissionais plenos, a atenção precisa estar no aspecto técnico. O quanto dominam as linguagens? E o quanto estão disponíveis a aprender outras tecnologias adjacentes?   Por fim, se a empresa está atrás de profissionais juniores, o foco deve estar na vontade de aprender. O quanto essa pessoa quer conhecer e crescer dentro da empresa? Qual é o tamanho da curiosidade, do interesse dela? Tudo isso precisa estar bem alinhado internamente antes que a decisão seja tomada.   Em suma, tenha em mente que a pessoa tech recruiter é quem vai encontrar o talento para escalar o time de tecnologia. Toda orientação a esse respeito é bem vinda. E esperamos que esse texto contribua para você evoluir cada vez mais!

Tópicos do conteúdo

  • Afinal, qual o papel de tech recruiters?
  • Tech recruiter e o mercado de trabalho
  • Tech recruiter: o que não pode faltar para quem quer se destacar
  • Dicas para montar sua rede de contatos
  • Sênior? Júnior? Com a palavra, as pessoas tech leads